domingo, 1 de fevereiro de 2015

10 (URGENTES) Motivos Para nos Tornarmos Vegetarianos

A ONU  lançou relatórios conclusivos, com importantes documentos que ligam a questão do Aquecimento Global ao Estilo Alimentar.
Afirmou, através de estudos e fortes evidências que a alimentação carnívora causa destruição não apenas à vida animal, mas planetária, como um todo.
A criação de gado implica em desmatamento para pastos, mas também para plantio de soja, posteriormente transformada em ração para este mesmo gado. 


Os resultados são péssimos:


1) Degradação do solo;

2) Perda da Biodiversidade;

3) Desmatamento;

4) Desertificação;

5) Doenças (mais de 65% das doenças infecciosas humanas são transmitidas por animais);

6) Emissões de Gases de Efeito Estufa;

7) Declínio Oceânico - O setor da pecuária é a maior fonte de poluição por nutrientes, o que causa a proliferação de algas tóxicas e diminuição de oxigênio, levando a "zonas mortas"oceânicas, que são incapazes de sustentar qualquer vida); 

8) Poluição De todos os Setores (a indústria da carne é a maior fonte de poluição da água. Resíduos animais excessivos e sem regulamentação, fertilizantes químicos, pesticidas, antibióticos e outros contaminantes relacionados ao gado entopem as hidrovias);

9) Uso Excessivo de Recursos Combustível (Um bife de 170 gramas requer 16 vezes mais energia de combustível fóssil do que uma refeição vegana, contendo três tipos de hortaliças e arroz.
Um quilograma de carne bovina equivale a dirigir 250 quilômetros e a acender uma lâmpada de 100 watts por 20 dias sem parar.
Emissões: As emissões da dieta à base de carne são equivalentes a dirigir um carro por 4.758 quilômetros - que corresponde a 17 vezes as emissões de uma dieta vegana orgânica, o que equivale a apenas 281 quilômetros. Em outras palavras, uma dieta vegana orgânica produz 94% menos emissões do que uma dieta baseada em carne.
Terra: Um comedor de carne requer 2 hectares - que são 4 acres de terra - para sustentá-lo. Mas os mesmos 2 hectares, ou 4 acres de terra, poderiam sustentar o estilo de vida saudável de 80 veganos. (Entrevista da Supreme Master TV com o professor de direito Gary Francione dos EUA , da Universidade Rutgers, EUA (2008)
Alimentos: Atualmente, 80% das crianças com fome vivem em países que exportam produtos alimentares geralmente para alimentar animais de granja.
Dois terços das exportações de grãos dos EUA alimentam o gado em vez de pessoas.
A produção de 1 quilograma de carne bovina requer 7 quilogramas de cereais para a alimentação animal que poderiam ir diretamente ao consumo humano,
 enquanto rende menos de um terço da quantidade de proteína.
Cerca de 40% da oferta mundial de grãos está indo para o gado, 
 e 85% da soja rica em proteína do mundo está sendo utilizada para alimentar o gado e outros animais.
Água: Uma pessoa usa até 15 mil litros de água por dia para uma dieta baseada em carne, que é 15 vezes mais água do que um vegano usaria.);

10) Escassez de Água (de acordo com o Instituto Internacional de Estocolmo para a Água, a agricultura representa 70% de todo o uso da água, a maior parte disso vai para a produção de carne. Requer-se até 200.000 litros de água para produzir 1 quilograma de carne bovina, mas apenas 2.000 litros para produzir 1 quilograma de soja, 900 litros para cultivar 1 quilograma de trigo e 650 litros para 1 quilograma de milho).

Abaixo, o link para um rápido video, com diversos depoimentos de cientistas do mundo todo sobre o assunto, para nossa reflexão:








2 comentários:

  1. Claudia, em minha jornada vegetariana tenho visto cada vez mais pessoas pensando no assunto e reduzindo o consumo de carne, ação positiva aquém, porém, ao necessário e motivada mais por questões de saúde que ambientais. Melhor assim que nada, mas precisamos acelerar esse processo transformador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, minha amiga! Precisamos acelerar, e muito! Isso é "para ontem"!!!

      Em tempo: Muito bom te ver por aqui! :)

      Excluir