Como já sabem, sou totalmente adepta dos leites vegetais. Aliás, em dia que não tomo, sinto falta.
Hoje o leite foi feito com castanhas-do-Pará previamente hidratadas, batido com amoras frescas e agave. Ficou sensacional!
A receita do leite é a básica: Coloquei 350gms de castanhas para hidratar em água mineral por 3 horas, joguei a água usada fora, coloquei as castanhas no liquidificador com 1,2 lt de água nova e bati bastante. Depois coei o leite com meu coador de tecido (voal) e separei os resíduos que sobraram para esta farofa da receita.
O leite obtido bati com amoras frescas, gelo e agave. Ficou dos deuses, como já comentei. Já os resíduos coloquei em uma frigideira e dei leve torrada, por alguns minutos. Reservei e foram a base para a bela farofa da imagem acima.
Coloquei:
Azeitonas pretas
1 cebola grande em rodelas
3 dentes de alho picadinhos
10 colheres de azeite
2 colheres de óleo de girassol
sal do Himalaia à gosto
Alecrim fresco
Cheiro verde picadinho
farinha de castanhas-do-Pará previamente torrada.
Modo de fazer:
Em uma frigideira larga aqueci o óleo de girassol e nele fritei o alho e depois as rodelas da cebola até ficarem bem macias. Em seguida, coloquei as azeitonas e desliguei o fogo. Adicionei o azeite, o sal, o alecrim, o cheiro verde e a farinha. mexendo bastante.
Pronto! Tivemos uma deliciosa farofa para o almoço, com pouco trabalho e muito sabor.
* Se quiser incrementar a receita, pode colocar pimentões picadinhos, açafrão da terra e mesmo um pouco de canela. Fica delicioso!
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário