sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Pão Essênio

Para mim, uma das melhores receitas dentro da culinária viva.

O pão essênio assim se chama porque nasceu de uma receita muito antiga, atribuída aos participantes da seita essênia, há 2000 anos.

Foi inspirado em um livro chamado "Evangelho Essênio da Paz" e possui rico valor nutricional, além de um sabor singular, delicioso.

Antes de chegar a esta receita que irei passar, fiz muitas experiências. Para mim, ou melhor, para nós aqui de casa, esta foi a eleita.

Um bom programa para se fazer com a criançada em casa, variando as formas e sabores.

Ingredientes:
300gms de amêndoas hidratadas
300 gms de sementes de trigo orgânico germinado
5 colheres de linhaça hidratada
3 colheres de chia
3 colheres de gergelim preto
Curry à gosto
Sal marinho
1/2 xícara de azeite

Modo de Fazer:

Para hidratar as amêndoas, coloque-as em água por três horas, depois coe e reserve.
Para hidratar as linhaças, coloque-as em água (um dedo de água acima da quantidade total). No final de 3 horas elas estarão em estado de "goma" e deverão ser utilizadas desta forma.
 
Para germinar o trigo, coloque-o 12 horas em água. Depois coe e deixe em uma peneira, aguando de vez em quando, por 48 horas. Assim que os "narizinhos brancos" estiverem nascendo, o trigo já pode ser utilizado na receita (vide imagem ao lado)
Este procedimento aumenta consideravelmente o valor nutricional do trigo, além de "queimar" o glúten durante a germinação.



Moa o trigo germinado em um moedor e reserve. Moa as amêndoas com 1 litro de água, aproveitando para fazer leite delas, conforme receita deste blog. http://clauvegan.blogspot.com.br/2013/09/leite-de-amendoas.html

Coe o resíduo das amêndoas e reserve.
Em uma travessa coloque o trigo germinado moído, as amêndoas moídas, a linhaça hidratada, o gergelim, o sal, o curry, a chia, o sal marinho e o azeite. Misture tudo muito bem, sovando a massa, até que esteja bem  misturada.

Molhe as mãos com água. Pegue a quantidade de uma colher de sopa da massa, coloque nas mãos e molde bolinhas. Depois achate-as, para ficar como na imagem acima.
Coloque-as em uma travessa de vidro e leve os pães ao sol por aproximadamente 6 horas, cobertos com um tule. Também poderão ser desidratados em um desidratador ou mesmo em forno com chama baixa, com a porta aberta (desde que não passe dos 40 graus, para que os valores nutricionais não se percam).

Estes pão são deliciosos quando servidos mornos, com queijo de amêndoas ou patês variados.

Por ser totalmente integral, com grande quantidade de fibras, dá logo sensação de saciedade.

* * *
Informações Importantes:

Além de sua riqueza em ômega-3 (um agente antiinflamatório e regenerador celular) e ácidos graxos monoinsaturados (caloria de queima rápida), a linhaça também é rica em fibras, como as ligninas (precursoras de fito hormônios) e as mucilagens de ação laxante, que nutrem a flora intestinal, tratam mucosas e auxiliam na desintoxicação.
Sua riqueza em proteínas e gorduras nutricionais irá favorecer a prevenção e manutenção da boa formação cerebral.

Aqui em casa utilizamos duas colheres da linhaça moída, ao dia.
Dica: Quando moída na hora (no liquidificador ou processador), a linhaça mantem seus valores, sendo melhor absorvida pelo organismo.
Em cima de frutas, saladas ou sobremesas é boa pedida para aqueles que querem um bom funcionamento intestinal, além das outras vantagens já citadas.


Trigo germinado: Recentemente, mais uma pesquisa confirma a  experiência clínica durante os últimos 10 anos com trigo germinado para pacientes celíacos como uma opção válida de alimentação segura.  Em 2009 a Universidade de Tampere, Filândia divulgou uma longa e excelente pesquisa demonstrando uma diminuição e transformação da toxidade in vitro e ex vivo do glúten após a germinação.
Ou seja, quando germinado, o trigo deixa de fazer mal ao corpo humano e, mais que isso, ele aumenta consideravelmente seus valores nutricionais.
Uma maravilha!




6 comentários:

  1. Oi Claudia! Estou acompanhando seu blog sempre, estou amando. Participei do Bases I com vc em abril, no Parque Intervalis, lembra?

    Bem, dúvida sobre o pão essênio. Concordo que é uma das melhores receitas da culinária viva :) Minha questão é na hora de moer. Quando faço, eu uso o liquidificador. Divido o trigo germinado em pequenas porções (senão o liquidificador parece que não aguenta) e fico chacoalhando. Mas desta forma, é meio trabalhoso, nada prático. Vc usa o que pra moer?

    Bjao e sucesso com o blog!
    Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana! Claro que me lembro! Tudo bem? Saudades! :)
      Feliz em te ver por aqui!

      Realmente moer o trigo em liquidificador é trabalhoso. Eu uso um moedor elétrico da marca Mondial. Paguei por volta de R$ 220,00, meses atrás.

      Ele aguenta bem o trabalho, moe tudo rapidinho, sem tanto esforço.

      Vale investir, se você costuma fazer sempre.

      Beijos e obrigada pelo carinho!
      Claudia

      Excluir
  2. Para moer o trigo germinado , eu faço o seguinte : Depois de germinado eu o coloco no sol para secar e depois de seco a moagem é feita com perfeição . Facil , facil . Eu uso um moedor da walita que já saiu de linha há muitos anos , mas funciona . Só fiz uma simples mudança nele trocando o copo de acrílico por um de vidro .

    ResponderExcluir
  3. Eu faço o seguinte : Depois de germinado o trigo eu o coloco ao sol para secar e depois de seco a moagem é feita com perfeição sem ficar nenhum grão inteiro . Facilita muito o trabalho de feitura do pão. Fica até menos grudento na mão . Uso prá isso um moedor da walita , já fora de produção há muito tempo . Só troquei o copo de acrílico por um de vidro . vai aí a dica ....

    ResponderExcluir
  4. Eu os desidrato usando uma lampada incandescente de 100 waths dentro do forno . Só a lampada é suficiente . Não precisa abrir a porta do forno . Coloco-os num prato embaixo da lampada e é só aguardar algumas horas . vai a dica ...

    ResponderExcluir
  5. Na verdade moer o grão do trigo germinado enquanto úmido é mais trabalhoso . Faço o seguinte : Depois de germinados os grãos ponho-os no sol até que fiquem secos e depois são moidos . Uso um moedor Walita no qual fiz a substituição do copo de acrílico por um de vidro .

    ResponderExcluir