domingo, 20 de outubro de 2013

A questão ética com relação aos animais

Estive ausente da internet nos últimos dias, por conta de trabalho e estudos. Entretanto, mesmo via celular, pude ver um pouco das manifestações pró animais no facebook, com relação aos testes realizados por algumas indústrias, sem a mínima ética ou compaixão.

Confesso que fiquei muito contente com os protestos (claro!) , afinal denotam, acima de tudo, que existem diversas pessoas sensibilizadas com o tema, o que já representa grande progresso.

Entretanto, a questão relativa aos animais é bem mais abrangente.

Ela toca em pontos sensíveis da nossa sociedade, visto que diz respeito não apenas as práticas relativas a produção de cosméticos ou mesmo de medicamentos, esbarrando, sobretudo, nas questões alimentares, do meio ambiente e até mesmo extinção da fome no mundo.

Se quisermos realmente trilhar por caminhos éticos, teremos de abrir mão de muitas coisas em benefícios de tantas outras, muito mais valiosas e urgentes, a começar pela ausência de carne animal em nossos pratos assim como dos produtos de origem animal, pois são fruto de exploração, escravidão, dor e diversas privações.

Esta é a única arma possível, que poderá desmantelar o sistema corrosivo que nos envolve e que tanta dor e morte tem causado pelo mundo. E não estou falando apenas da morte dos animais, mas também da morte de humanos, que se intoxicam com hormônios e antibióticos gorduras e toxinas contidas neste "alimento", assim como da morte de florestas inteiras para pastos, contaminação de rios e mares, etc.

Só quando abrirmos mão do efêmero prazer do nosso paladar (que pode ser saciado com muitas vantagens e alegrias, usando-se de boa vontade e criatividade), assim como das questões culturais que não nos cabem mais, conseguiremos, como força maior que somos, mudar a direção dos ventos que nos atingem e que tanto mal tem causado a nós e ao Planeta.

Voltando ao tema "testes com animais", vale lembrar que segundo o professor Silvio Luiz Negrão existem "muitas outras maneiras alternativas para testes de produtos cosméticos e farmacêuticos, que em muitos casos eliminariam a necessidade de realizar os testes primeiro em animais para depois transpor os resultados aos seres humanos: utilização de células e tecidos cultivados em laboratório para pesquisas toxicológicas e investigações de natureza bioquímica, culturas de células de diversos tecidos podem ser utilizadas e nelas podem ser realizados testes de toxicidade de várias substâncias. Teste da membrana corioalantoide: utiliza ovos de galinha fertilizados para avaliar a irritabilidade da membrana corioalantoide, que possui uma grande quantidade de vasos sanguíneos."

Abaixo, disponibilizo um vídeo bem interessante a respeito, que pode ser assistido em poucos minutos, e que poderá ter um efeito transformador em sua vida.



4 comentários:

  1. Vídeo muito interessante. Instrutivo e um alerta. Precisamos tomar posições.

    ResponderExcluir
  2. Para assistir e pensar,repensar e mudar atitudes.......

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas palavras e atitudes Claudia! O planeta carece destas posições um tanto fortes, no entanto, ao olhar mais profundamente, se alimentar com violencia e muito forte! Obrigado!

    ResponderExcluir