terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dia Mundial do Vegetarianismo

Embora o vegetarianismo seja uma prática milenar, convencionou-se comemorar este tipo de dieta alimentar em todo dia 01 de outubro, no mundo todo.

Em nosso país, 8% da população das principais capitais e regiões metropolitanas se declara vegetariana, segundo o Ibope. E este número tende a crescer, graças aos avanços da ciência e das grandes discussões éticas e ambientais, na atualidade.

Frequentemente as pessoas optam por esse tipo de alimentação, devido às suas crenças religiosas ou filosóficas, sendo contra o sacrifício de animais ou ainda por acreditarem ser esta dieta parte de uma opção de vida muito mais saudável, para si e para o planeta.

Seja lá qual for o motivo, devemos comemorar, pois trata-se de uma evolução considerável em nossos hábitos diários.

Por certo, para alguns o inicio foi difícil, pois sabemos que a ingestão de carnes e seus derivados é questão social, até mesmo filogenética. Nos desenvolvemos, enquanto espécie, consumindo carnes.
Aprendemos com nossos pais e amigos que comer carne é tão essencial quanto respirar oxigênio!
Como mudar, sem esforço? Difícil.
Mesmo quando todas as evidências nos mostram que, em verdade, aprendemos coisas erradas...

Já para outros (muitos dos que conheço), abdicar da carne foi mais simples do que se possa imaginar. Sei de pessoas que só de imaginarem carnes (e desde crianças!) sentiam náuseas.

Seja lá qual for o caso, o mais importante é termos em mente que o vegetarianismo/ veganismo é mais que um hábito. É filosofia de vida. E, assim sendo, é, também fonte de exemplos para o mundo.

Parabéns à todos vocês que já fizeram esta opção e aos que estão pensando em fazê-la. Afinal, o primeiro passo consiste em buscarmos informações a respeito, para depois seguirmos adiante.


Feliz dia dos vegetarianos!








Um comentário: