sábado, 21 de setembro de 2013

Passo-a-Passo do Suco Verde

Hoje decidi registrar o nosso passo-a-passo do suco verde, a fim de facilitar a vida dos que ainda não tiveram a oportunidade de fazer esta maravilha de alimento.

No post anterior, expliquei um pouco mais sobre os benefícios da grama de trigo. Mais para trás, comentei sobre o modo de fazer o suco verde, citando os ingredientes que costumo usar, se bem que é bom lembrar que estes ingredientes podem e devem variar, de acordo com a estação e nossas possibilidades.


Além disto, importante destacar que privilegiamos o uso de alimentos orgânicos, sempre. Em outra postagem explicarei sobre os porquês desta escolha.

Muito bem, mãos à obra!

Para dois copos, faça o seguinte:

Passo 1: Lave bem uma maçã grande ou duas pequenas, descasque e use-a(s) cortada(s) em 4, sem as sementes, mas com a casca.  (eu uso escovinha para lavar os legumes, verduras e frutas).
Coloque-a(s) no liquidificador.


Passo 2: Corte a grama do trigo, as outras verduras e/ou folhas (hoje usei folha do abacateiro, da amoreira e do limoeiro [uma de cada] que tenho aqui em casa, além de alface, uma folha de almeirão e 2 folhas de couve). Coloque tudo no liquidificador.


Passo 3: Abra o coco verde (veja na imagem), usando um abridor de coco. Retire primeiro a parte superior do coco (local onde estava preso à árvore), para poder colocar o abridor de coco, girando-o e furando.  O meu abridor comprei na Tok Stock e é muito bom. Se não tiver o abridor, pode usar uma faca e um saca-rolhas, que dá no mesmo. Use a faca para ir cortando até formar um quadrado na parte molinha do coco e depois use o saca-rolhas para retirar esta parte. Pronto! O coco estará furado e pronto para ceder sua bendita água. (bendita mesmo!)
Coloque todo o conteúdo no liquidificador.


Passo 4: Bata tudo por algum tempo, até perceber que está bem triturado.

Passo 5: Coe com um pedaço de voal (coador). O meu foi feito pela Oficina da Semente, mas é simples de ser feito em casa. Basta um pedaço de elástico e um voal cortado em forma de círculo com furinhos nele para se passar o elástico. Qualquer dúvida é só escrever que explico mais. Outra possibilidade de coador é o saquinho que se vende em mercados, para se lavar roupas delicadas, conhecem? Pois é - ele também serve.


Passo 6: "Ordenhe" o suco.

Passo 7: Pronto! Agora é só desfrutar deste super alimento que só te fará bem!

Bom apetite!

\o/















4 comentários:

  1. Olha, eu sempre quis provar um suco verde e sempre tive medo de pedir e não gostar. Até que estava ao lado de uma amiga que gosta. Ela pediu e eu provei do copo dela... Adorei!

    Mas neste havia couve, rúcula, abacaxi, limão e gengibre. Eu sou suspeito porque tudo que leva limão eu adoro.

    Confesso que fiquei de água na boca por este que você divulgou aqui, mas como não sou vegetariano, não me é comum ver grama de trigo pra vender... É fácil de achar? Lembrando que eu moro numa floresta de pedras... rsrsrs

    Parabéns pela iniciativa e pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcelo! :)

    Tu leu o que comentei sobre a grama do trigo? Está neste link: http://clauvegan.blogspot.com.br/search?updated-max=2013-09-21T06:00:00-07:00&max-results=7

    Então, realmente [e infelizmente] não encontramos a grama do trigo para vender, mas ela é muito simples de se cultivar... e vale à pena!
    Aqui em casa, as minhas ficam na estante, como pode ver na imagem acima... mas em qualquer vasinho ela nasce.

    Obrigada pela força e volte sempre!

    Abraços!

    ResponderExcluir