sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Carpaccio Vegano de Coco Verde

Este prato fica delicioso e diferente.
Parece ter sido feito com lulas, por conta da aparência.

É simples de fazer e agrada as pessoas, sendo ideal para ser servido como entrada, antes das refeições.




Ingredientes:

Polpa de três cocos verdes cortada em tiras
Alga Hijiki (2 colheres de chá)


Para o molho:
Shoyou
Azeite de Oliva
Suco de 1 limão
Gergelim Preto
Gengibre ralado.

Para enfeitar:
Uva Itália cortada ao meio.

Modo de fazer:
Coloque a polpa do coco de molho junto com as algas hijiki por aproximadamente 1 hora. Elas darão ao coco um pouco do sabor de peixe (aroma de mar). Além disso, esta alga é riquíssima em valores nutricionais, porém, sobre isso escreverei mais adiante.
Depois deste tempo, retire a polpa deste molho, separe-a e reserve.

Ajeite as tiras em uma travessa e por cima vá colocando o molho, com todos os ingredientes misturados.
Por ultimo, poderá salpicar com as algas e servir.

Bom apetite!

* * *

Informações importantes:

As algas contêm uma quantidade pequena de gordura e algumas variedades são ricas em proteínas. Muitas contêm níveis elevados de aminoácidos essenciais, semelhantes à leguminosas secas e ovos. Vitamina A, C e E também são encontradas nas algas em quantidades úteis, e também são uma das poucas fontes vegetais de vitamina B12, o que as torna num complemento importante na dieta vegetariana ou vegan. Aqui em casa consumimos algas quase que diariamente e não temos a necessidade de reposição de B12.
Enfim, as algas são excelentes fontes de fibra, minerais e fitonutrientes.
São alimentos seguros para saúde, por certo.
Existem diversos tipos de algas à disposição nos mercados, tais como a Kombu, a Wakame e a Nori, além da Hijiki, já usada nesta receita.

* * *

O valor nutritivo do coco varia de acordo com o seu estado de maturação. Quando verde, sua água contém sais minerais, como potássio e fósforo e um tipo de açúcar muito fácil de digerir, a glicose.
O Côco Verde também possui carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e magnésio. Com teor excepcional de glicídios (açúcares) e lipídios (gorduras), o Côco Verde destaca-se dos demais frutos pelo seu conteúdo energético. Apresenta também elevado teor de cálcio e de ferro.
A sua polpa também só traz benefícios, ela é rica em fibras e auxilia no bom funcionamento do intestino. O conteúdo de potássio, tanto na água como na polpa, auxilia o bom funcionamento do coração, mantém a pressão arterial em níveis adequados, protege a função neuromuscular e mantém o equilíbrio das células.

Nenhum comentário:

Postar um comentário