sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Arroz? Só se for do melhor!

Mesmo optando por uma dieta vegana/crudivorista, também uso o arroz e alguns outros alimentos cozidos no dia-a-dia.

Posso afirmar que cerca de 80% dos meus pratos são realmente crus, preparados dentro dos critérios desta dieta, sendo  os outros 20%  basicamente o arroz, o feijão, a lentilha, a ervilha, o pão de farinha de arroz e algumas sopas.

Minha opção de arroz integral é o biodinâmico, da fazenda Volkmann, uma empresa antroposófica, que respeita os ciclos da natureza no plantio.

Gosto do cateto e preparo com os temperos tradicionais (alho, cebola e sal).

O cozimento é um pouco mais demorado, precisando de mais água que o arroz convencional, porém o sabor é muito superior, além das fantásticas propriedades nutricionais (veja no final desta postagem).
 
Ele é produzido sem agrotóxicos, adubos químicos ou conservantes.
 
Busquei no site da Volkmann os dados que copio, abaixo:
 
"Para a produção do arroz, são aplicados de forma homeopática na lavoura preparados Biodinâmicos.
 
Estes preparados são elaborados a partir de cristais e plantas medicinais constituindo uma fitoterapia para que as plantas cumpram melhor sua função e, no alimento, isto se reverta para o homem.
 
 A armazenagem é feita com o produto em casca com controle de temperatura e umidade, dispensando o uso de inseticidas.
 Você como consumidor consciente pode, através da escolha de produtos orgânicos, receber um alimento sadio, contribuir com o meio ambiente e fortalecer o organismo social.
 
.O Arroz Biodinâmico Volkmann é o principal produto de nosso trabalho, certificado desde Outubro de 1999 pelo Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural (IBD) nos padrões DEMETER, selo reconhecido mundialmente pelo mais alto nível entre as normas de agricultura orgânica exigidas em suas diretrizes.
 
Armazena-se o arroz em casca com controle de temperatura e umidade, dispensando o uso de inseticidas. O beneficiamento é feito em engenho próprio que processa exclusivamente produtos orgânicos.
                    
A partir de Fevereiro de 2002, os pacotes de 1Kg começaram a ser embalados à vácuo, uma das formas de controlar os gorgulhos do arroz que naturalmente ocorrem em grãos não tratados quimicamente. Porém ainda mantemos a tradicional embalagem de papel, como opção para o consumidor.
Comercializamos as variedades de Grão Curto (cateto), Longo Fino (agulhinha) e Farroupilha (grão médio), em casca, integrais ou polidos. A granel, em sacas de 30 Kg ou pacotes de 1 Kg em caixas com 10 unidades, para todo o Brasil."

Fonte: http://www.volkmann.com.br/


Informação Nutricional por Porção

NutrienteQuantidade por Porção% VD*
Valor energético175 kcal = 733 kj9%
Carboidratos36g12%
Proteínas4g8%
Gorduras totais, das quais:1,6g3%
Gorduras saturadas0g***
Gorduras trans0g***
Fibra alimentar2,8g11%
Sódio14mg1%
Colesterol0mg0%
Cálcio39mg4%
Ferro2,4mg17%
Potássio111mg***
Fósforo176mg25%
Magnésio64mg24%
Zinco0,67mg10%
Selênio11mg34%
Vitamina B1 (Tiamina)0,19mg16%
Vitamina B3 (Niacina)2,4mg15%
Vitamina B5 (Ác. Pantotênico)0,73mg15%
Vitamina B6 (Piridoxina)0,25mg19%
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kj. Seus Valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário