sábado, 21 de setembro de 2013

Por que Orgânicos?

Num primeiro momento parece óbvia a resposta. Oras, orgânico é melhor porque não leva veneno na produção.
Sei que estarei comendo algo sem agrotóxicos...

Sim, também isso, entretanto, é isso e muito mais!

Faz algum tempo estivemos em uma fazenda de produção de orgânicos, na cidade de Indaiatuba, e pudemos ver de perto que, em verdade, trata-se de um sistema muito mais complexo do que o percebido pela maior parte da população.

Os alimentos orgânicos são produzidos de tal forma que o solo, as águas e todo o ecossistema não são  negativamente afetados, ao contrário.

Muito além da questão dos venenos, a produção dos alimentos orgânicos tem como objetivos:

* A auto-sustentação da propriedade agrícola no tempo e no espaço;
* A maximização dos benefícios sociais para o agricultor;
* A minimização da dependência de energias não renováveis na produção;
* A oferta de produtos saudáveis e de elevado valor nutricional, isentos de qualquer tipo de contaminantes que ponham em risco a saúde do consumidor, do agricultor e do meio ambiente;
* O respeito à integridade cultural dos agricultores;
* A preservação da saúde ambiental e humana.

Segundo a Dra Elaine de Azevedo, nutricionista especialista em alimentos orgânicos, "além de ser isento de insumos artificiais como os adubos químicos e os agrotóxicos (e isso resulta na isenção de uma infinidade de subprodutos como nitratos, metais pesados, etc) ele também deve ser isento de drogas veterinárias, hormônios e antibióticos e de organismos geneticamente modificados. Durante o processamento dos alimentos é proibido o uso das radiações ionizantes (que produzem substâncias cancerígenas, como o benzeno e formaldeído) e aditivos químicos sintéticos como corantes, aromatizantes, emulsificantes, entre outros".

Ufa! Sim, é bastante coisa!

E, voltando na questão dos venenos, você sabia que desde 2008 o Brasil é o campeão internacional no uso de agrotóxicos? Pois é!

As quantidades jogadas nas lavouras equivalem a cerca de 5,2 litros de veneno por habitante ao ano e, no entanto, o Brasil representa apenas 5% da área agrícola entre os 20 maiores países produtores agrícolas do mundo; ou seja, nossa produtividade não justifica nossa posição de “liderança” no ranking de uso de venenos.

E, por falar nisso, você já assistiu ao documentário "O Veneno Está Na Mesa"?
Muito bom!
Acesse abaixo e assista. Creia, vai fazer toda a diferença...




O importante mesmo é nos libertarmos desta escravidão envenenada, apoiando as produções de orgânicos, afinal, se todos passarem a exigir este tipo de alimentação o mercado se alterará, por consequência.

Algumas pessoas dizem que tem a questão do preço e que isso acaba por ser um complicador na hora da escolha.

Sim, isso é fato.

Entretanto, é preciso se saiba que o preço dos orgânicos pode variar de acordo com o local da compra. Nos supermercados, normalmente, são mais caros. Já nas feiras de produtores, costumam ser mais baratos. Vale pesquisar.

Eu compro semanalmente da Fazenda Yamaguishi, pois os produtos são bons e com preço bem razoável. Além disso, entregam na minha casa, todas as quartas-feiras cedo.

Se você é de outra região, busque saber, através da internet ou de lojas de produtos naturais, os produtores disponíveis.

Tudo fresquinho, direto da horta para a nossa mesa.. isso é maravilhoso, além de ser um direito nosso, de nossos filhos e netos.

Com um sabor muito superior, o alimento orgânico é, acima de tudo, um produto comprometido com o bem viver.

Boas compras!

\o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário