quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Salada Viva de Batatas com Aspargos e Nozes

Uma deliciosa surpresa para todos, esta salada mantem todos os nutrientes, pois os alimentos não são cozidos.

No final da postagem, poderão analisar os valores nutricionais de cada ingrediente, percebendo a riqueza deste alimento para toda a família.



Nesta receita usei:

6 batatas orgânicas desamidadas, sem casca e raladas em ralo grosso.
4 aspargos orgânicos, lavados e com casca, ralados em ralo grosso.
8 nozes hidratadas (hidratei em água por 3 horas).
8 Damascos hidratados (hidratei por 3 horas)
Suco de 1/2 limão
Azeite orgânico
sal marinho
Sementes de Chia

Modo de Fazer:

Lave bem as batatas com agua e escovinha, para sair a terra. Descasque e rale em ralo grosso. Deixe de molho em agua por 20 minutos.[ Este é o processo de desamidação da batata].
Rale os aspargos lavados, com casca e reserve.
Em uma travessa, misture a batata escorrida e desamidada, os aspargos, as nozes hidratadas e picadas, o azeite, o suco do limão e o sal marinho. Por cima coloque as sementes de chia e enfeite com os damascos, cortados ao meio.




* * *

Informações Interessantes:

A batata é um tubérculo rico em carboidratos, todos sabem, porém não é apenas isto. Também possui baixa quantidade de gordura, contém vitaminas do complexo B e vitamina C.  Ao natural, 100 gramas de batata possui, em média, 65 calorias. O problema é quando são fritas, pois aí este número cresce bastante.  Ela também possui fósforo (em boa quantidade), ferro, potássio e cálcio.

Já o aspargo possui ação tônica, calmante e diurética. Além disso, também atua como alimento laxativo devido à abundante quantidade de fibras em sua constituição.

Com relação ao valor nutricional, cada 100 gramas de aspargo cozido fornecem em torno de 18 calorias. Além de ser um alimento de baixo valor calórico, fornece ao organismo nutrientes como proteínas, flúor, manitol, asparagina, vitaminas do complexo B, betacaroteno (pró-vitamina A), vitaminas C e sais minerais como cálcio, ferro, potássio e fósforo. São também baixos em calorias, sem gordura e colesterol. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, os aspargos também contêm uma alta quantidade de glutationa, um dos maiores combatentes desta doença, além de possuírem propriedades antivirais. Pesquisas nutricionais demonstraram que a glutationa é o agente mais eficaz no processo de desintoxicação do corpo humano.

Quanto as nozes, segundo o site Nutrição em Foco, trata-se de um alimento vegetal com grande quantidade de antioxidantes, como o ômega-3, polifenois e também em nutrientes que trazem vários benefícios à saúde, como as gorduras mono-insaturada e poli-insaturada, vitaminas e minerais. É benéfica para as veias e artérias, incluí-las no cardápio pode contribuir para manter o colesterol normal, além de prevenir contra doenças crônicas, como diabetes e doença de Parkinson.
As nozes também apresentam boas concentrações de vitamina E, alfa-tocoferol, sendo a forma de melhor absorção e utilização dessa vitamina. Além de serem repletas de proteínas, fibras, cálcio e zinco. Estudos mostram que o consumo adequado de nozes pode diminuir o (LDL) colesterol ruim e ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, promovendo assim uma vida mais saudável. Contêm ainda fósforo, potássio e pouco sódio, o que fortalece o músculo cardíaco. Apresenta vitaminas A, B1, B2, B5 e B6, além de sais minerais como o fósforo, cálcio que é fundamental para a saúde de ossos e dentes, potássio, ferro e sódio.

A semente de chia, também usada nesta receita, é famosa por ajudar no emagrecimento, mas ela possui muitas outras vantagens:  é uma semente rica em ômega-3, especialmente o ácido linolênico (ALA), o mesmo encontrado na semente de linhaça. É uma boa fonte de proteínas e de fibras. Além disso, contém fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio e antioxidantes como o ácido caféico.
É digestiva e de alto valor biológico, pois possui aminoácidos essenciais capazes de formar proteínas completas em nosso organismo. Seu consumo é bastante importante para vegetarianos...
Ainda é uma boa fonte de proteínas e possui tanto fibras solúveis como insolúveis. Ela faz com que o açúcar dos alimentos seja absorvido mais lentamente melhorando o controle glicêmico e evitando picos de insulina, prejudiciais para pessoas diabéticas e que desejam perder peso.
No intestino, as fibras aumentam o bolo fecal e diminuem o tempo com que as fezes ficam em contato com a mucosa, assim as toxinas são eliminadas mais rapidamente.

No tempero usei azeite orgânico. Esta é outra dica interessante, pois a marca Andorinha já está produzinto azeite certificado e com preço parecido com os azeites tradicionais. Ontem paguei R$ 18,00 deste ao lado.

Bom apetite!






Nenhum comentário:

Postar um comentário