segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Alga Spirulina [cianobactéria]

Uma das mais antigas formas de vida deste planeta, a spirulina é microscópica e  azul esverdeada, composta por uma única célula, que torna a luz solar em energia ativa.

Apesar de ter sido considerada uma alga por muito tempo — e de ainda ser divulgada como tal — a spirulina é uma bactéria capaz de fazer fotossíntese, denominada cianobactéria.

Ela vive em colônias com aparência semelhante a algas, o que colaborou para a confusão que durou anos para ser desfeita.

Mas o que importa, de verdade, é que esta pequenina "planta" é repleta de nutrientes e muito fácil de ser digerida. Comercialmente, está disponível em pó, comprimidos e cápsulas ou adicionadas a alimentos e medicamentos.

Em casa usamos em duas formas: em cápsulas, [compro em uma das lojas do Mundo Verde] e em pó, em cima do prato de saladas, por exemplo.

Ela traz a promessa de emagrecimento, porque gera a sensação de saciedade, quando utilizada regularmente. Por ser muito rica em fibras, reduz o apetite e melhora o funcionamento do intestino. Porém, existem muitos outros benefícios, que passo a descrever, abaixo:

Ela é riquíssima em proteína vegetal (o alimento que mais contem proteínas, alias), que
ajuda no reparo dos tecidos e no aumento da resistência do organismo, pois protege o sistema imunológico. “O alto índice de ferro, mineral comum nesta alga, atua no transporte de oxigênio através da hemoglobina, o que é necessário para função imune de nosso organismo”, explica a nutricionista da rede Mundo Verde, Thais Souza.

Também possui vitamina A, importantíssima para o desenvolvimento ósseo, e carotenoides que têm ação antioxidante e neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Além disso, os pigmentos da spirulina também fazem bem à saúde, pois a clorofila verde ajuda na eliminação das toxinas do organismo.

A ficocianina, pigmento azulado, ajuda a retardar o envelhecimento precoce.

Acha que parou por aí? Não! A fantástica bactéria ainda possui vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6), que combatem a fadiga e o cansaço físico.

Cada cápsula fornece, aproximadamente, os mesmos nutrientes de cinco porções de frutas e legumes!

E, ainda tem:
*  3.900% mais betacaroteno do que a cenoura;
*  2.300% mais ferro do que o espinafre;
*  375% mais proteínas do que o tofu;
*  300% mais cálcio do que o leite;
*  31 vezes mais antioxidantes do que o mirtilo.
 
Ou seja - um verdadeiro SUPERALIMENTO!

\o/
 
 




6 comentários:

  1. Oi Clau! Eu evito receitar Spirulina pois só a encontramos bem industrializada. Em dietas convencionais são habitualmente utilizadas com o intuito de aumentar a sensação de saciedade. Prefiro usar um mix de sementes, grãos, frutos oleaginosos e silvestres para obter valor nutricional similar, pois desta forma temos uma opção mais fresca e também mais econômica. Portugal está em crise e poder propor alternativas tão ricas quanto, porém com custo bastante inferior se torna um grande atrativo. Se estiver lidando com pacientes debilitados, atletas, depressivos, estudantes, ou pessoas muito estafadas, além do mix que mencionei acima ,prefiro utilizar Chlorella ao invés de Spirulina. Aí Chlorella tb é fácil de encontrar? Beijokas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Super Saudável! Qual seu nome verdadeiro?

      Bem vinda!

      Tudo bem?

      Também gosto muito da Chlorela por conta de seus valores, mas para mim ela foi deveras indigesta. Não consegui utilizá-la e tive outros relatos
      próximos ao meu.

      Sem dúvida um bom mix de sementes, grãos e frutos traz benefícios incontáveis ao organismo, e eu sigo esta trilha, preferencialmente. A Spirulina surge como um plus interessante, no meu caso, que sou vegana.

      Não receito para as pessoas, pois não sou nutricionista, apenas uma estudiosa do assunto que tenta passar as próprias experiências aos amigos.

      Fico muito feliz com sua contribuição, afinal é da área e te peço que
      continue visitando o blog, sempre que possível.


      Gratidão!
      Claudia

      Excluir
  2. Clau, sou eu, a Ju! Já tive um blog, mas não consegui dar continuidade por uma questão de tempo. Acabei apagando os posts, uma vez que a maior parte deles era divulgação de workshops, palestras e outros eventos. Na hora de logar para postar o comentário no seu blog o e-mail do supersaudável apareceu automaticamente, pq não utilizo webmail, mas era assim que me logava no blogger. Bem, a minha opinião de nutricionista é : a Spirulina é um super alimento sim, mas assim como a Chlorella, que como mencionei acima, prefiro ( pq a considero " mais super") só utilizo como suplemento quando necessário - ou seja , quando há algum sintoma - como fadiga, por exemplo. Acredito acima de tudo na boa alimentação, por isso, suplementar pode ser ótimo sim, mas apenas se necessário. É só uma maneira de ver , como tudo, há correntes e contra-correntes. Beijokas Gratas :)

    ResponderExcluir
  3. :D hahaha!!!
    Oi, Ju!!!!

    Bem-vinda!
    Amiga, entendi.
    Eu uso a Spirulina de tempos em tempos. Agora estou usando, novamente. Me sinto super bem. Aliás, com esta vida agitada, um "turbinador" têm me caído bem :)

    Bem que você poderia escrever sobre seus conhecimentos Ayurvédicos! Gostaria de aprender mais! Pense nisso!

    Beijokas!!!

    ResponderExcluir
  4. Clau , eu uso a Ayurveda para analisar um pouco mais da vertente metabólica, pois acredito mesmo que cada um é um e portanto é interessante e até necessário individualizar. Gostei muito da sua iniciativa de criar este Blog, pq apesar da informação estar disponível, muitas vezes as pessoas precisam de um empurrão para conhecerem uma realidade diferente da delas. Penso que seu blog é bastante esclarecedor e portanto um bom empurrão para quem quiser :)

    Voltando a Ayurveda, acho que a combinando com uma boa anamnese conseguimos um bom norte sobre que tipos de alimentos serão mais benéficos para cada pessoa.
    Achei muito interessante que vc abraçou uma dieta crudívora sem ser fundamentalista, ou seja, ainda consome sopas e outros alimentos cozidos. Imagino que sinta a necessidade deles, nem que seja de vez enquando.
    Sendo vc Vatta dominante, os alimentos cozidos são bastante importantes para seu bem estar. No fundo, no fundo, acho que acima de tudo, é uma questão de equilíbrio.
    A meu ver as dietas vegetarianas têm potencial para serem mais saudáveis que as demais, desde que haja variedade e planejamento das refeições .

    Estou adorando ver suas receitas. Também curto muito experimentar e criar na cozinha, acho que é um exercício de amor, acima de tudo:)

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Ju, eu acho interessantíssimo poder ter este olhar mais abrangente. Sim, sou vatta e consigo balancear com alguns pratos quentes.
    Hoje em dia uso bastante do gengibre, também, o que me aquece.. :)
    Nas noites de inverno as sopinhas, mesmo as que são apenas amornadas, me fazem enorme bem.
    Quando vier, vamos cruzinha-las juntas!


    Beijos!

    ResponderExcluir