Eles contém enzimas que nos ajudam na digestão e energização das células.
Usar os brotos em saladas ou receitas variadas é ato de inteligência, pois eles o ajudarão a ter uma vida mais saudável, com maior disposição e alegria.
Vale destacar que os brotos são usados há milhares de anos como parte de um estilo de vida saudável e curador. Os chineses comem brotos com regularidade desde 3000 aC. para tratar flatulência, dores musculares, perda de sensibilidade nos nervos, distúrbios digestivos e problemas pulmonares.
A autora do livro "Brotos - Receitas da Culinária Viva" - Kathleen O´Bannon, comenta que "um antigo e abrangente estudo sobre ervas e medicamentos chineses cita o uso de brotos para reduzir inflamações, gerar efeito laxante, curar reumatismo e desenvolver e tonificar o corpo". (p. 17)
Também os essênios usavam os brotos no preparo do pão de cada dia. Aliás, a receita do pão essênio pode ser encontrada aqui mesmo neste blog, em postagem mais antiga.
Atualmente os brotos são facilmente encontrados nas quitandas e supermercados. Aos mais aplicados, indico a busca por sementes orgânicas em lojas de produtos naturai. Vale a pena germinar e cultivar estes brotos em casa, tanto pela praticidade quanto pela confiança no produto que irá para a mesa.
Eles também podem ser usados nos sucos, ou mesmo sendo colocados por cima da sopa, na hora de servir.

Quero destacar que os fitoquimicos compõem um grupo de nutrientes benéficos à saúde e eles estão presentes nas plantas, aumentando nossa resistência imunológica e protegendo nosso corpo de doenças como o câncer, por exemplo. As saponinas, encontradas no feijão-roxo, no grão de bico, na soja e na lentilha, podem evitar que células cancerígenas se multipliquem.
Os brotos de brócolis e couve-flor com três dias contem de dez a cem vezes mais glucorafanina ou sulforafano do que as plantas maduras. Esses fitoquimicos mostraram-se muito eficazes na redução
dos tumores de mama. segundo estudo conduzido pela Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins. O estudo concluiu que "uma pequena quantidade de brotos de brócolis ou de couve-flor é tão capaz de reduzir o risco de câncer quanto quantidades bem maiores de vegetais maduros da mesma variedade".

Brotos de sementes oleaginosas, batata-silvestre, soja e girassol são usados há séculos para curar doenças imunológicas e autoimunes.
* * *
Maiores informações podem ser conseguidas no livro de Kathleen O´Bannon, acima citado. Trata-se de uma obra completa, com diversas dicas a respeito de germinação, cuidados e técnicas, contendo, ainda, receitas deliciosas e práticas.